Afinação de valvulas motores 125cc 4T

 

Afinação de Válvulas em Motores 125cc 4T Motos

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Afinação de Válvulas em Motores 125cc 4T Motos

Chaves a utilizar:

- Tampa de válvulas frontal chave 17mm

- Tampa de válvulas traseira chave 17mm

- Tampa de inspeção ponto do motor chave roquete 17mm

- Tampa pequena do motor chave allen 10mm

 

Recomendo remoção do banco, painéis laterais e depósito. Não é totalmente necessário mas facilita imenso em termos de espaço e torna o trabalho mais simples.

Agora que a mota tá despida, remova a vela de ignição e as 4 tampas indicadas a amarelo na figura abaixo

 photo Fig 1_zps5dto5jpw.jpg

 

Coloque o roquete com chave  17mm no furo onde estava a tampa lateral (que foi desapertada com chave Allen 10mm) e gire o motor no sentido dos ponteiros do relógio até aparecer a marca no volante indicando o PMS (Ponto Morto Superior). Verifique também pelo burado da vela de ignição que o piston está efetivamente no PMS.
 photo Fig 2_zps2zqckz8z.jpg

Assim que esteja tudo como descrito, pode entao remover as tampas de válvulas e experimentar movimentar uma delas verificando a sua folga. Lembre-se que sendo um motor a 4tempos , o piston irá estar em PMS 2 vezes durante o ciclo completo.

A imagem em baixo mostra o que irá ver se efetuou todos os passos corretamente

 photo Fig 3_zpsqpcelkvy.jpg

Vamos observar bem as valvulas, a da imagem é a de admissão mas a de escape é identica

Para ajudar um pouco vamos colorir as coisas e tornar a explicação mais simples
 photo Fig 4_zpsuh1ecyme.jpg

A primeira coisa a entender aqui é o que vamos afinar\ajustar

em baixo na imagem podem notar uma peça a verde e outra a vermelho. E nós vamos tentar medir a folga existente entre as duas. O parafuso castanho é onde se faz o ajuste da folga e a porca a azul é o que vai manter essa folga fixa. (desaperta-se a porca azul  para ajustar a folga e depois de ajustado aperta-se tendo o cuidado de nao fazer girar o parafuso castanho depois de ter a folga como se quer)

Agora vamos precisar de um "apalpa folgas" para medir a folga existente entre as peças indicadas atrás.
A primeira coisa a verificar é a folga existente, pois as valvulas da sua mota podem não precisar de ser ajustadas.

 photo Fig 5_zpslutr8g7x.jpg

Sabendo que no caso da nossa mota (verificar no manual da respetiva mota a folga correspondente ao motor que possui), a folga deve estar entre 0.06 e 0.08mm, pegamos na lamina 0.09 e introduzimos na folga e medimos.. se a lamina entrar as valvulas estao com folga excessiva, caso nao entre tentamos com a 0.06 e caso esta nao entre entao as valvulas nao tem folga.

Se for necessário ajustar, desaperta-se a porca (a azul na figura acima), escolhe-se a lamina 0.07mm e rida-se o parafuso (a castanho) ate a lamina ficar justa, devendo ser possivel mover a lamina frente e tras notando-se alguma fricção.
Se o procedimento for efetuado corretamente a lamina 0.06 irá entrar facilmente, a 0.07 irá entrar com algum aperto e a 0.08 não entrará.

 

Após ambas as valvulas entarem reguladas, o ideal será rodar o motor 2 ciclos completos, e faz-se novamente a verificaçao tendo em atenção que a porca azul ficou bem apertada para que a folga nao seja mais alterada.

Caso a folga tenha alterado, volta-se a repetir procedimento de ajuste.

 

 

Após tudo conferido, pdoe voltar a montar as tampas da figura 1 a amarelo. E se tudo tiver sido efetuado corretamente pode colocar motor em funcionamento. este deve trabalhar certinho sem batidas, caso oiço batidas PARE DE IMEDIATO O MOTOR E REFAÇA TODO O TRABALHO.

 


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